Home

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Nicho no Box

Item simples mais muito muito funcional e pratico - Nicho

A ideia surgi a partir da falta de espaço em um ambiente que já é pequeno por natureza, o box.


Funciona tão bem que hoje é até difícil achar um box que não tenha um nicho. A criatividade dos profissionais e dos fornecedores tem revolucionado constantemente esse pequeno e grande detalhe, com diferente tamanhos, diferentes materiais, diferentes iluminações e apresentando assim uma proposta diferente de outra.
Podem ser feitos na própria alvenaria existente, pode ser construído uma nova alvenaria com o nicho, ou ainda criar painéis de madeira ou de drywall com esse espaço.Seja qual for a forma de construção, é importante levar em conta as medidas de quem vai usar!


É aconselhado uma altura inicial de 1,20m do chão, assim quando a pessoa estiver lavando o cabelo não vai bater o cotovelo na quina e ainda sair machucado do banho!!

O ideal é que a parte interna do nicho acabado tenha no mínimo 30cm de altura e 10cm de profundidade.


Mas cuidado, se você vai construí-lo, as medidas do seu revestimento deve ser descontado, por exemplo, se de profundidade o ideal é 10cm e o material utilizado é um marmore com 2cm de espessura, então a profundidade da alvenaria para esse nicho deve ser de 12cm. O mesmo acontece para as lateriais e as bases.
Hoje já possível usar materiais como mármore, marmoglass, corean, porcelanato (tem ainda os que imitam cimento queimado e dão um acabamento mais rústico), pastilha, madeira tratada, espelho, seixos… tem pra todos os gostos.

Outro detalhe é o acabamento, o mais comum é a marmoraria fazer o nicho como uma peça inteira, pronta pra chegar na obra e ser encaixada no buraco da parede, o mesmo pode acontecer com a madeira, e o material utilizado no nicho pode ser diferente do utilizado na parede, o que faz toda a diferença dando contraste de material e sensações de profundidade, além de destacar a peça como uma obra de arte dentro do banheiro.

Outra opção mais econômica é como na foto abaixo, revestir o nicho com pastilhas ou mesmo com a mesma pedra utilizada na parede do box. O banheiro ganha um diferencial mas não fica um acabamento tão glamuroso

Outra opção mais econômica é como na foto acima, revestir o nicho com pastilhas ou mesmo com a mesma pedra utilizada na parede do box. O banheiro ganha um diferencial.
Aqui a área toda do box foi revestida com a mesma cor de pastilha clarinha inclusive o nicho também. Neste caso o nicho fica embaixo do chuveiro, mas no meu não tem como pois é nessa parede que passará a hidráulica do prédio todo.
Olha esses ao lado do lavabo como ficaram charmosos com a moldurinha branca e o fundo pode ser rústico no cimento, com tinta cinza, pode ter papel de parede vinílico ou em vidro jateado, já pensou? e nen preciso dala que a cor é maravilhosa não é?


Iluminação nos nichos



Os nichos com iluminação normalmente são embutidos pequenos spots para lampada mini dicroica, afinal é uma iluminação de apoio, mais decorativo, não há necessidade de ser algo maior. Nos exemplos acima foram usados lampadas mini dicroicas podendo ser leds ou halogenas. Ótima ideia!









4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Bárbara! Exatamente o que eu estava procurando. Respondeu as minhas perguntas e tirou as minhas dúvidas. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Essa lâmpada pode ser comum ou blindada pq a minha fica dentro do box

    ResponderExcluir
  4. Olá , que cor posso colocar um nicho em uma parede com azulejo branco ? Pois a bancada é cinza e achei que ia dar muito contrate um nicho escuro na parede branca .
    Tem que ser a mesma pedra ?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!
É um prazer recebe-la (o) em meu blog!
bjinhus ;D