Home

Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Arquiteto Ruy Ohtake - simplicidade e genialidade

Hoje quero enfatizar um dos gênios da Arquitetura Mundial, nada mais nada menos que Ruy Ohtake , profissional que não ama só o trabalho e sim a Vida!
Hotel Unique - SP

Como diz Ohtake:
“Não existe a estética da periferia. Acho preconceito”

Arquiteto renomado e premiado dentro e fora do Brasil, Ruy Ohtake, 74 anos, mantém a rotina criativa de fazer projetos que chamam a atenção do público e da crítica, como os prédios redondos construídos na comunidade de Heliópolis, em São Paulo, por exemplo. Mestre também em desenhar hotéis de luxo, assinou o projeto do Renaissance e do Unique, na capital paulista — este último completou dez anos e é um marco arquitetônico da cidade. Ohtake fala sobre a busca por design entre os consumidores das classes C e D e destaca a importância de controlar a exibição de publicidade nas metrópoles, mas de maneira equilibrada.

Ruy Ohtake,
um olhar sob vários pontos de vista.

A arquitetura tem várias funções; a primeira é a estética. Para mim, a estética não é um deleite. Com um pouco de ambição o que sobra de fato no futuro é a estética. Ninguém visita um Palácio em Veneza e fica se perguntando se ele era funcional. Esta função, a estética, abrange a surpresa, emoção, inovação e ousadia.
Outro aspecto importante é a questão da contemporaneidade, a cada época. Se hoje fosse 1720 eu faria uma arquitetura daquela época. É isto que conta a história. Fazer algo neoclássico hoje não pode ser contemporâneo.
A arquitetura tem de ter uma beleza que desponte na cidade. Principalmente numa cidade que não tem belezas naturais. São Paulo por exemplo, foi feita pelo homem. A arquitetura tem que deixar a cidade mais bonita.
Entrando na arquitetura, pensando nos espaços internos, ela tem que ter ambientes agradáveis.Se é uma casa, os ambientes têm que ser gostosos.

Abaixo algumas outras obras maravilhosas já prontas de Ruy Ohtake para nós podermos nos deslumbrar, cada uma melhor que a outra!

Hotel Unique em São Paulo 

Entre os paulistanos, o Unique é conhecido como hotel barco, hotel melancia, entre outros. "Já ouvi tudo que você possa imaginar, cada um enxerga uma coisa", diz o arquiteto Ruy Ohtake

Segundo o crítico norte-americano Paul Goldberg, o prédio do hotel Unique, projetado por Ruy, está entre os mais importantes do mundo moderno
Para Ruy Ohtake o projeto do Unique chama tanta atenção por ser inusitado. A forma arredondada da lateral do hotel permitiu que houvesse mais quartos na parte de cima do que na de baixo e fez com que ele ganhasse um grande espaço vazio

Ruy Ohtake desenhou diversas suítes com o piso inclinado. "Uma vez o cara entrou no quarto e disse: 'P.q.p! O chão está subindo'", contou o arquiteto orgulhoso









O Royal Tulip Alvorada, em Brasília, foi outro hotel projetado por Ruy Ohtake
















O hotel Renaissance, em São Paulo, é outra obra do arquiteto




























Projeto Heliópolis


Ruy Ohtake não atende só a classe alta como todos pensam, deêm uma olha neste projeto do condomínio 2 do Residencial Heliópolis 1 é composto por nove edifícios de forma cilíndrica nos quais a cor é elemento da arquitetura.

Em 2003, entrevistado por uma revista, Ohtake ouviu do repórter o pedido para que mencionasse o que considerava mais feio na cidade. Ele respondeu que era o contraste entre as áreas ricas e pobres. “Pediram que fosse mais específico e então citei como exemplo Morumbi e Heliópolis”, recorda o arquiteto. A publicação registrou: para o arquiteto, Heliópolis era o que de mais feio existia em São Paulo. Passados alguns dias, João Miranda, então presidente da União de Núcleos, Associações e Sociedade de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (Unas), ligou para Ohtake e perguntou como o arquiteto poderia colaborar para mudar essa situação. Marcaram, para começar, uma reunião in loco, na qual Ohtake foi guiado por Miranda em um passeio pelas vielas da comunidade. Nessa incursão, um ato de solidariedade surpreendeu o arquiteto. Uma moradora disse ao líder da entidade que não pudera ir trabalhar porque não tinha onde deixar o filho.Em minutos, Miranda conseguiu uma pessoa para cuidar da criança. Essa teia de cooperação, opina o arquiteto, não se repete noutras faixas da população. “Mal conheço meu vizinho de apartamento”, revela. Por estes e mais motivos digo que Ohtake é uma humildade em pessoa!

Projeto de Reurbanização da orla da Praia de Bertioga

Não basta ser um dos melhores e mais conhecido mundialmente, mais tem que trabalhar .
Abaixo mais um projeto feito em Bertioga litoral de São Paulo, alguns que me conhecem bem sabem que mesmo estando um pouco relaxada, Amo Bertioga, pois tive uma infância maravilhosa viajando para lá sempre que minha familia podia.
Pra quem quizer saber mais sobe o projeto basta entrar : http://www.bertioga.sp.gov.br/ruyohtake/index.html

Aquário do Pantanal, em Campo Grande

Conhecido popularmente como Aquário do Pantanal, localizado em Campo Grande. O complexo será dotado de iluminação natural, com captação de energia solar. O prédio terá amplo saguão, auditório com capacidade para receber até 250 pessoas, centro de conferências, restaurante, lanchonete, biblioteca, área específica para informações aos visitantes, condicionamento de ar sensorizado, proteção termoacústica e acessibilidade para idosos e para deficientes físicos. Além disso, há um projeto especial para o reaproveitamento da água das chuvas, tanto nas instalações do prédio como nos aquários.




Torre Pedroso de Moraes, São Paulo-SP
O desenho inusitado - um trapézio invertido, apoiado nas laterais por pilares escultóricos - assinala com impacto a presença da edificação em região onde
a paisagem urbana passa por acelerada mudança.







Centro Cultural do Centenário da Imigração Japonesa - São Paulo













Instituto Tomie Ohtake, localizado em prédio na Av. Faria Lima, faz parte de uma área para exposição de artes plásticas, arquitetura e design. Reúne salas de exposição, ateliês, salas de seminários, de documentação e teatro, tudo integrado por um grande hall com um café, livraria e a loja de design. Esta, por sinal, tem peças lindas e artigos variados.





E porque não ter uma casa assinada por um arquiteto Mundiamente conhecido?
Residência, Valinhos, SP
Destacam-se dois, de natureza formal: a dupla curvatura - em corte e em vista - das vigas frontais de concreto e o desenho orgânico, no qual figuras coloridas e coplanares ornamentam as aberturas da edificação monolítica.



Shopping Center em Brasilia 















Pra mim uma das mais belas bem fitas obras Ruy - Edifício Conde de Sarzedas, São Paulo

o edifício simplesmente abraça um das obras mais antigas de são Paulo conhecido como Castelinho, a exuberância do Edifício faz com que o Castelhinho apareça mais do que estando solto e só no meio de milhares de edifícios simples.










Parque Ecológico de Indaiatuba - O melhor projeto urbanistico

E Enfim O Melhor projeto Urbanistico na minha opinião, não só porque amo Indaiatuba, e sim por ter orgulho de morar neste lugar lindo!

 No final dos anos 80 o arquiteto e urbanista Ruy Ohtake apresentou à cidade um projeto ousado, que propunha o traçado do Parque Ecológico como principal vetor urbanístico para o crescimento futuro da cidade. Este projeto, que iria nortear a expansão urbana de Indaiatuba até os dias atuais, ligou a cidade antiga, hoje na zona norte, à recém criada zona sul da cidade, conhecida como Morada do Sol, criando uma bela paisagem urbana e ampliando sobremaneira a qualidade de vida de toda a comunidade.
Em 1991 o censo registrou 92.700 habitantes em Indaiatuba, número que em 2000 saltou para 146.829, e continua crescendo. O plano de Ruy Ohtake previa uma cidade com qualidade de vida urbana para até 250 mil pessoas, limite que se aproxima de nossa realidade urbana já no final da primeira década do século 21. A cidade vem ocupando primeiros lugares constantes nos índices de crescimento econômico com qualidade nos últimos anos, e está ligada por rodovias modernas a toda a região, e pelo aeroporto de Viracopos aos centros econômicos mundiais. Essa posição traz um crescimento urbano e populacional acelerado, com todos os riscos e benefícios que o acompanham.

E pra quem não conhece com certeza amará este parque!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É um prazer recebe-la (o) em meu blog!
bjinhus ;D