Home

Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Iluminação em Fachadas

 Hoje vamos falar um pouco sobre iluminação de fachadas.
Como sempre digo nem sempre dão valor a iluminação, mas após ver instalações mudamos completamente nossa forma de pensar.

Além de transformarmos o edifício, podemos dizer que dá um ar de glamour, verticalidade e atração.


Como vimos acima, uma boa ideia de iluminação é o usoo de embutidos de solos conhecidos como "up-light" como o própio nome diz, a luz é focada pra cima, dando a grande impressão de verticalidade.
Em paredes lisas o efeito é mais visualizado, desenhando fachos em toda a parede.

Na imagem abaixo ja vemos o uso da arandela "de efeito" , podendo ter vários tipos de fachos, as arandelas assim o os embutidos dá um belo efeito nas paredes, só que iluminam a parede tanto para cima quanto para baixo, algumas fazem efeitos bem demarcados , ajudando a destacar paredes com texturas, pedras e etc.


A situação abaixo mostra como podemos destacar paredes com texturas, com uma mesma luminária colocada em quatro situações diferentes de distância vê-se o efeito luminotécnico em cada situação.





No primeiro quadro uma luminária posicionada a 30 cm da fachada no piso, com o facho dirigido para ela, as pedras da textura ficam iluminadas, enquanto os rebaixos ficam com sombra. Fica a impressão de ela ser branco e preta, e é quase impossível notar as cores, a textura da superfície da parede domina e fica um tom sombrio e agressivo.

Quando posicionada a 90 cm. da parede, muda o aspecto: a textura torna-se menos dominante e começamos a perceber a cor.

Ao aumentar a distância para 3 m., e em seguida, para 8 metros, a superfície é suavizada e achatada, a textura fica menos perceptível e as cores tornam-se mais visíveis. Os olhos não conseguem distinguir as partes salientes da parte rebaixada, e a única informação que nota-se é quanto a cor da pedra.

Portanto a escolha da distância e da direção da iluminação é uma poderosa ferramenta disponível para criar o efeito desejado, e mostra a parede da maneira mais adequada no seu projeto.

O efeito da iluminação de fachdas, é usado também para tornar a obra um atrativo a mais, não deixando as pessoas passarem despercebidas após passarem em frente a ele.
Este projeto pode ser usado tanto para prédios públicos, lojas, hotéis e qualquer outro tipo de projeto arquitetônico





.
Então a dica é: Se estiver construindo, pense sempre na iluminação da fachada se quizer que seu imóvel não passe despercebível.

Bjus !





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É um prazer recebe-la (o) em meu blog!
bjinhus ;D