Home

Pesquisar este blog

sábado, 25 de agosto de 2012

Iluminação - A arte de iluminar

É uma arte que concilia conhecimento técnico, gosto pessoal e aspectos emocionais. O maior desafio de quem “desenha” a luz está em conseguir bons resultados subjetivos. Luz você não vê, você sente!


  Esse ambientes acima, foram o que mais me "emocionaram" na iluminação, este é um ambiente Living contemporâneo no Campinas Decor 2012 por Adriana Bellão, um ambiente belo, que qualquer pessoa que não entenda de luminotécnica sentiria a sensação que a luz produz.
  O projeto luminotécnico é um diferencial. No centro do Living foi executada uma malha de 28 luminárias, chumbadas no forro de gesso, sem bordas (“no frame”), que iluminam todo o ambiente e, por meio de cenas, criam pontos de destaque. O pergolado e dois rasgos na parede de divisa do ambiente são iluminados por fitas de LED. O lustre de cristal sobre a mesa lateral, num canto da sala é a única luminária decorativa do ambiente.
  Um bom resultado depende de vários fatores: tipo do ambiente, tempo de permanência naquele espaço, linguagem arquitetônica, composição de luz artificial com luz natural, perfil do cliente e custo final.
  A luz em si é invisível, o que vemos é o objeto iluminado e é exatamente por isso que a luzestá diretamente relacionada à cor e à textura que este objeto possui. Como cada pessoa tem uma sensibilidade diferente da outra (para cores e quantidade de luz), a sensação psicológicatransmitida será diferente para cada indivíduo.



O que eu sempre tento passar para os clientes, e a importância da iluminação residencial. Quando estamos construindo as vezes não prestamos atenção na distribuição o que é essencial, porque depois da obra pronta , a dificuldade da distribuição de iluminação é bem mais complicada, a não ser que for trabalhar com gesso, o problema é que ficamos limitados apenas no teto, sendo que há iluminações em pisos, paredes, escadas.
A dica é, sempre que for pensar em construir e reformar, pense sempre na iluminação, item básico para conforto e decoração! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É um prazer recebe-la (o) em meu blog!
bjinhus ;D