Home

Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Azul na Arquitetura e Decoração

Sinceramente tenho uma queda pela cor azul na decoração e na arquitetura, acho que eles dão um ar elegante ao ambiente, por isso esse post voltado a essa Cor tão bela e relaxante!

Azul: é uma cor fresca, tranqüilizante, que se associa com a parte mais intelectual da mente, assim como o amarelo, representa a noite.

O azul-marinho nos faz sentir descontraídos e calmos, como o imenso e escuro mar durante a noite.O azul claro e o azul-celeste nos fazem sentir calmos e protegidos de todo o alvoroço das atividades do dia. Também é aconselhável contra a insônia. O escuro azul da meia-noite age como um forte sedativo sobre a mente, permitindo-nos conectar com nossa parte feminina e intuitiva. Mas demasiado azul escuro pode produzir depressão.

O azul ajuda a controlar a mente, a ter clareza de idéias e a ser criativo.

A cor azul está associada aos signos Peixes, Libra, Aquário e Sagitário.
Palavras chaves da cor azulestabilidade, profundidade, lealdade, confiança, sabedoria, 
inteligência, fé, verdade, eternidade. Azul-marinho: conhecimento, o mental, integridade, poder, seriedade. Azul claro: generosidade, saúde, cura, frescor, entendimento, tranqüilidade.

Sua cor complementar é o laranja, mas muitas pessoas usam o amarelo também.
O azul se destaca e fica harmonizado com elas.


A decoração em tons de azul sugere calma e tranquilidade aos ambientes em que está presente. Também pode significar a imensidão, transferindo claridade e expansão aos ambientes decorados, por comparação com o céu e o mar. Neste quarto, com uma parede em azul céu profundo e branco nos relevos, consegue-se obter o efeito de um quarto sereno, tranquilo e relaxante.

Neste quarto, o tom de azul céu e branco às riscas na parede e tecto dão um toque suave ao quarto, predominantemente em branco. Uma chaise longue nos mesmo tons de azul fica sublime entre os tons brancos.
Acentuar as portas, aros e alguns móveis com a cor azul

Por vezes, acentuar com cor algumas partes da casa pode transmitir um resultado dramático e súper original. Pintar os tradicionais aros e portas da casa num tom de azul mais atrevido, pintando um móvel ou parede do mesmo tom, mantendo tudo o resto neutro, é uma excelente forma de enfatizar esse mesmo local.













Cozinha de cor azul

Até quando se cozinha, o tom de azul pode estar presente. Uma cozinha, ou apenas uma parte da mesma, pintada em tons de azul como o azul-cobalto ou mesmo azul-noite e preenchida com móveis de cor neutra pode ser ímpar. Isto é uma boa dica, pois sempre que se pretender mudar de decoração, será apenas necessário pintar as paredes não tendo de se mudar os móveis. Pensar fora do contexto normal é ótimo para incorporar cor, especialmente em locais mais arrojados como a cozinha.

Incorporar riscas de forma arrojada

O azul desde sempre foi associado à tradição e consequentemente às riscas; e as riscas desde sempre são sinónimo de um local elegante. Incluir este conceito na decoração de uma casa é ótimo, porém para não se cair numa rotina de riscas podem-se contrastar as riscas com outros padrões dentro do mesmo tom; outra opção interessante: manter o padrão das riscas em tudo, mas com cores de riscas distintas.











Usar o azul para enfatizar as divisões da casa

Uma casa moderna e colorida, onde a cor celebra cada divisão pode ser conseguida por um efeito de surpresa e de mudança de sensações de divisão para divisão. Optar por uma cor distinta para cada divisão, de acordo com o espírito que se pretenda em cada compartimento, é uma demonstração da personalidade de uma casa e por consequência, do casal.




Uso do azul Escuro 

O AZUL ESCURO nos faz sentir descontraídos e calmos. Abaixo algumas idéias de decoração com esse tom.
Detalha na letra "B", apaixonante *-* !
Nesta imagem acima, podemos ver o misto do uso do azul com a madeira do piso que deixa muito mais aconchegante, a mistura com a estampa florida deixa o ambiente descontraído e alegre. Sem erro!

E pra finalizar,o mais lindo ambiente do Campinas Decor 2012 - Sala da Lareira - Da arquiteta Patrícia Forte e a designer de interiores Vanessa Proença. O tom do Azul Piscina no ambiente onde a cor predominante é o Branco, deixou charmoso e muito alegre, quebrando a monotonia com alguns objetos de decoração como vasos, mesas e etc.

E voces qual sua cor preferida na Decoração e Arquitetura . 

bjus !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
É um prazer recebe-la (o) em meu blog!
bjinhus ;D