A primeira casa de vidro do Pais foi da Arquiteta Lina Bo Bardi, por volta dos anos 50, construção imponente com fachadas de cristal e piso de pastilhas de vidro. Primeira casa construída no bairro do Morumbi, o local é hoje uma reserva tombada com 8 mil metros quadrados de Mata Atlântica.
Esta abaixo é uma das mais impressionantes e leva bem ao pé da letra quando falamos sobre vidro, esta casa já existe, foi a primeira casa de vidro feita. Ela fica em uma ilha não sitada por segurança do proprietário cuja é o maior fornecedor de vidros do mundo!
A próxima fica na Holanda em Amsterdã, sendo projetada para aproveitar ao máximo a luz solar. Lá os invernos são rigorosos e toda e qualquer luz solar já ajuda.
Esta ao meu ver, é uma das mais impressionantes, pois a casa em si desliza, Em Suffolk, na Inglaterra, existe uma casa com 6 motores que silenciosamente deslizam o exterior da casa deixando apenas uma armação de vidro e aço a mostra. As baterias que são utilizadas para abrir e fechar a parte externa da casa são recarregadas durante o dia, utilizando a energia solar. O processo de abrir ou fechar a casa leva cerca de 6 minutos.
Um dos lugares mais agradáveis para passear em Seul é o Palácio Changgyeonggung, um dos cinco principais palácios da Coréia. A estufa do Jardim Botânico Changgyeonggung foi construída em 1907. O edifício foi projetado por Hayato Fukuba, que estava no comando do Jardim Imperial Shinjuku, em Tóquio, e construído por uma empresa francesa. A estufa ainda contém flora rara, incluindo plantas tropicais, e era um símbolo da Era Vitoriana, da Revolução Industrial e do poderio tecnológico, econômico e cultural do Império Britânico. O pai da estufa foi Joseph Paxton, jardineiro do século 19 e arquiteto cuja obra-prima foi o Palácio de Cristal da Grande Exposição de 1851.
Um dos mais exclusivos destinos de férias do sul da Alemanha – o Lago de Starnberg, ao sul de Munique, na Bavária – é o local desta residência que pertence e foi desenhada pela arquiteta e designer Susanne Nobis para sua família, composta de quatro pessoas. Boa parte das propriedades construídas à margem do lago se assemelha a garagens de barcos. Susanne decidiu manter esse padrão, mas com detalhes que tornam sua casa um verdadeiro refúgio no meio da floresta.
E você teria coragem de morar em uma casa totalmente sem privacidade, mas com benefícios que só o vidro trás, como melhor temperatura em caso de lugares frios, claridade, leveza e elegância?